sexta-feira, 8 de abril de 2011

Proposta de tese de Mestrado - o efeito das auto-estradas nos Micromamíferos (m/f)(07-04-11)

CBA - Centro de Biologia Ambiental (FCUL) e Estão Biológica de Doñana

No âmbito do projecto “Interacções entre os mamíferos e as estradas: implicações no comportamento e na estrutura genética PTDC/BIA-BIC/110097/2009” com a participaçao do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências de Lisboa e da Estaçao Biológica de Doñana oferece-se o seguinte tema de tese de mestrado

Efeito da auto-estrada nos padrões de actividade e selecção do habitat de micromamíferos

Objectivos: Definição e caracterização das áreas vitais e ritmos de actividade e análise da interacção com as auto-estradas.

Periodo de trabalho de campo: 1 de Setembro de 2011 a 30 de Abril de 2012 (12 dias/mês).

Técnicas de Recolha de Dados: armadilhagem de micromamiferos, manuseamento dos indivíduos para colocação do colar, rádio-seguimento durante a noite dos individuos. As actividades serão desenvolvidas na vizinhança das auto-estradas A66 entre Santa Olalla e Sevilla e A-49 entre Sevilla e Huelva (Espanha). É exigida disponibilidade para efectuar o trabalho de campo intenso e permanecer em condições de conforto limitado. Parte da análise dos dados decorrerá na Estação Biológica de Doñana (Sevilha, Espanha) durante o periodo de campo.

Para além do pagamento das despesas de alojamento, alimentação e transporte durante as fases de campo, o aluno terá oportunidade de partilhar experiências com uma vasta equipa de trabalho e terá oportunidade de desenvolver competências na área de desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica e da análise estatística de dados em Ecologia.

Para mais informações contactar a Doutora Clara Grilo (cbgrilo@fc.ul.pt)

[Se desejar manter-se informado sobre as oportunidades de emprego que surgem diariamente na área do Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, siga a página "NaturJobs" que a Naturlink criou no Twitter em http://twitter.com/NaturJobs]


Retirado do Naturlink aqui :