sexta-feira, 5 de outubro de 2007

APRESENTAÇÃO DO CERVAS

Como o tempo é pouco os responsáveis pelo Cervas (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia), anteciparam-se e entraram em contacto comigo para divulgar o centro.
A minha ideia era mesmo essa só que ainda não tinha tido tempo.
Deixo o email que enviaram para a caixa bem como os contactos e uma breve apresentação.
Outro dia faço outra apresentação dos outros centros para ficarem a conhecer qual o mais perto da vossa região.

Eu trabalho no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens, em Gouveia. Este Centro é uma estrutura do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) e está a funcionar à cerca de 2 anos. Em anexo envio-lhe uma pequena apresentação do nosso trabalho.

Seria interessante referir no seu blog o nosso Centro, para que o publico saiba onde pode entregar os animais selvagens que forem encontrados mortos ou feridos. Para nós é muito importante receber estes animais (mesmo os mortos), para a realização de necrópsias, que nos permitirão realizar diversos estudos, quer seja na área de parasitologia e doenças, ou de monitorização de causas de morte. Os animais selvagens encontrados podem ser entregues directamente no CERVAS ou encaminhados através dos Vigilantes da Natureza do PNSE, dos agentes do Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da GNR ou também através dos agentes da PSP.

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

Obrigada,
Fábia Azevedo
cervas.pnse@gmail.com
962255827

Nenhum comentário: