quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ANÚNCIO TESES DE MESTRADO‏

Anúncio de temas de tese de mestrado

O Centro de Biologia Ambiental / Departamento de Biologia Animal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no âmbito de um projecto de investigação patrocinado pela BRISA – Auto-estradas de Portugal, que visa caracterizar o efeito da rede viária nas populações de predadores do Alentejo, oferece os seguintes temas para estágios e/ou teses de mestrado:

1. Efeito das estradas nos padrões de actividade e selecção do habitat pela coruja-das-torres (Tyto alba)

Objectivos: Definição e caracterização das áreas vitais e ritmos de actividade e análise da interacção com as estradas.

Técnicas de Recolha de Dados: Rastreio de ninhos e poisos; captura de indivíduos; anilhagem de adultos e crias; colocação de emissores e radio-seguimento durante toda a noite (14 dias campo/mês).

2. Eficácia das plataformas laterais das passagens hidráulicas para no aumento da permeabilidade das auto-estradas para a comunidade de mamíferos carnívoros

Objectivos: Avaliação do grau de utilização das passagens hidráulicas

Técnicas de Recolha de Dados: pó de mármore e video-vigilância para detecção dos movimentos (12 dias campo/mês).

3. Resposta das fuinhas (Martes foina) à presença de estradas e às alterações do habitat induzidas pelas mesmas

Destinatários – Licenciatura em Biologia

Objectivos: Definição e caracterização das áreas vitais e ritmos de actividade, e análise da interacção com as estradas.

Técnicas de Recolha de Dados: campanha de armadilhagem para captura de fuinhas, colocação de emissores e radio-seguimento durante toda a noite (14 dias campo/mês).

Os trabalhos de campo decorrem no Alentejo (regiões de Grândola e Vendas Novas). Para além do pagamento das despesas de alojamento, alimentação e transporte durante as fases de campo, os candidatos terão oportunidade de partilhar experiências com uma vasta equipa de trabalho e terão oportunidade de desenvolver competências na área de desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica e da análise estatística de dados em Ecologia. È necessário possuir carta de condução.

Para mais informações contactar:

Prof. Drª Margarida Santos-Reis (mmreis@fc.ul.pt)

Clara Grilo (cbgrilo@fc.ul.pt).

Nenhum comentário: